BIBLIOTECA

Pensando no afastamento social necessário ao controle da pandemia, nossas bibliotecárias fizeram uma curadoria especial de conteúdos virtuais para toda a família.

Confira abaixo as sugestões de 16 de setembro de 2020:

Astronomia – Equinócio da primavera

A Associação Brasileira de Planetários vai fazer uma sessão ao vivo, a qual será apresentada por planetaristas profissionais de diferentes regiões do Brasil por meio das plataformas Zoom e YouTube, no dia do Equinócio de Primavera, um fenômeno que acontece no próximo dia 22 de setembro, às 10h31min (horário de Brasília)

A sessão terá uma duração aproximada de 30 minutos, com um tempo ao final (de no máximo mais 30 minutos) para os planetaristas responderem a eventuais perguntas. Seu conteúdo é destinado a todos os públicos (do Fundamental I ao Ensino Médio). 

Obtenha informações no site ou no canal do Youtube:   

http://www.planetarios.org.br/sessaovirtual 

https://www.youtube.com/c/associacaobrasileiradeplanetarios


Dicionário Biográfico Excluídos da História

O trabalho foi feito pelos 6.753 estudantes que participaram da quinta fase da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) do ano passado, entre os dias 3 e 8 de junho de 2019, divididos em equipes de três participantes cada. O dicionário busca contar a história de importantes personagens brasileiros que estão fora dos livros oficiais, reunindo um total de 2.251 verbetes publicados. Vale a pena conferir!

https://www.olimpiadadehistoria.com.br/especiais/excluidos-da-historia


Espetáculo virtual acessível Ninguém mais vai ser bonzinho

No dia nacional do Teatro Acessível, celebrado em 19 de setembro, o grupo de teatro Os Inclusos e os Sisos, da ONG Escola de Gente, vai encenar a peça Ninguém mais vai ser bonzinho, realizada com três recursos de acessibilidade: libras, legendas e audiodescrição. A transmissão será no YouTube da ONG, dia 19/09, às 17h.

https://www.youtube.com/user/escoladegente


Festival Internacional do Documentário Musical

O In-Edit, cuja 12ª edição acontece on-line, de 9 a 20 de setembro, é um evento cinematográfico que tem como objetivo fomentar a produção e a difusão de documentários cujo elemento integrador seja a música. O festival nasceu em Barcelona, em 2003, e hoje é realizado em diversos países, como Brasil, Chile, Grécia e Holanda.

https://br.in-edit.org/


Passeio virtual pelo Museu do Ipiranga

O público poderá acompanhar ambientes e exposições enquanto aguarda a inauguração do museu, prevista para 2022.  A ação faz parte do Museu do Ipiranga Virtual, plataforma em que o visitante constrói um avatar, pode mudar de roupas e depois partir para alguns passeios. A visita pode ser feita pelo próprio navegador do site ou por meio de aplicativos, disponíveis para os sistemas Windows, XBox One e também para IPhones IPads.

https://museudoipirangavirtual.com.br/


Experiência virtual O que tem na cidade? 

Com inspiração na Ocupação Rino Levi, a experiência virtual intitulada O que tem na cidade? procura criar diálogos com o público sobre a obra e a vida do arquiteto homenageado, abordando sua contribuição para a reflexão acerca do espaço urbano.

Horário: sexta-feira (9/10), das 14h30min às 15h30min. Reserve a sua vaga preenchendo o formulário no seguinte link:

https://itaucultural.formstack.com/forms/experiencia_virtual_o_que_tem_na_cidade_09out


Clube Literário Sesi-SP – Dias Raros

No dia 29/10, às 19h30min, vai acontecer um bate papo virtual sobre a obra Dias raros, de João Anzanello Carrascoza, repleto de contos sobre as relações humanas que permeiam casas, portões, quintais, vizinhos, parentes, pais e filhos, mães na cozinha e árvores. A transmissão será aberta e exibida no YouTube. 

https://bit.ly/3m5FDkh