BIBLIOTECA

Curadoria de conteúdos virtuais nas áreas cultural e literária para toda a comunidade escolar.

CMC Dicas Culturais – março de 2022

Agenda Tarsila

A Agenda Tarsila reúne os eventos comemorativos do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e traz ainda diversos conteúdos inéditos, com informações, entrevistas e curiosidades sobre aquele que é considerado um dos marcos mais importantes da cultura brasileira. A programação é diversificada e engloba música, dança, artes plásticas, teatro e produções audiovisuais, além de palestras, cursos e seminários relacionados ao centenário.

Confira aqui a programação: https://agendatarsila.com.br/.


Exposição Amazônia, de Sebastião Salgado, no Sesc Pompeia

Além das mais de 200 fotografias, a mostra exibe sete vídeos com testemunhos de lideranças indígenas sobre a importância da Amazônia e os problemas enfrentados hoje para a sobrevivência na floresta.

A mostra fica exposta na área de convivência da unidade Sesc Pompéia, com visitação de terça a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.


Exposição Portinari para todos

De 5 de março a 10 de julho de 2022, a exposição Portinari para todos revisita, de forma inédita, a obra de um dos grandes ícones da arte do século XX, proporcionando uma experiência imersiva no universo do artista.

A mostra é dividida em três áreas expositivas: a primeira traz sete instalações interativas para que o público conheça mais da vida e do legado do artista. Na sequência, o visitante ingressa na sala Portinari imenso, que possibilita a imersão nas obras em escala monumental, de forma contemplativa e envolvente. O terceiro espaço contextualiza o acervo de Portinari e sua ligação com a cultura e história do país, reiterando a importância da preservação da memória do artista.

Mais informações no seguinte link: https://www.mis-sp.org.br/exposicoes/futura/94348513-4f49-4c70-b204-38b8165de959/portinari-para-todos-em-breve.


 Hora do Conto on-line – Dia do Contador de Histórias

Kiara Terra convida pais, filhos, narradores e mediadores para comemorar o Dia do Contador de Histórias com a apresentação “Quem inventou o começo?”.

Será apresentado um conto original, escrito pela narradora-autora, que trata da aventura de três irmãs, a sorte, a surpresa e a bem-aventurança, e três primos, o imprevisível, o inevitável e o indesejável. O que acontece quando eles se encontram?

Atividade on-line, com transmissão ao vivo pelo Facebook no domingo, 20 de março, das 13h às 13h30, pelo seguinte link: https://www.facebook.com/BVLbiblioteca.


Mostra – Mulheres Mágicas: reinvenções da bruxa no cinema

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo apresenta a mostra Mulheres Mágicas: reinvenções da bruxa no cinema. O evento acontece de 11 a 28 de março, de forma híbrida, com sessões presenciais na capital paulista e debates e encontros on-line. Mais informações no seguinte link: https://ccbb.com.br/sao-paulo/programacao/mulheres-magicas-reinvencoes-da-bruxa-no-cinema/.


Oficina Incluindo com Libras, para crianças surdas e ouvintes

A oficina tem como finalidade apresentar de uma forma lúdica a língua brasileira de sinais, aproximando a criança ouvinte do universo cultural da criança surda por meio de jogos e brincadeiras bilíngues (português e Libras). Indicado para crianças de 7 a 12 anos.

Inscrições a partir das 10h do dia 25 de fevereiro, pelo seguinte link: bvl.org.br/inscrição. 


Oficina o teatro e os modernistas – 100 anos da Semana de Arte Moderna de 22

Por que não houve apresentação de teatro na Semana de Arte Moderna de 1922? Qual a relação entre os modernistas e o teatro? A oficina pretende apresentar o universo do teatro no começo do século XX em São Paulo e como a geração modernista participou das transformações teatrais de seu tempo. Indicado para pessoas a partir de 16 anos.     

Inscrições a partir das 10h do dia 25 de fevereiro, pelo seguinte link:

http://189.1.175.163:8090/workshop/inscrito/novo.