BIBLIOTECA

Curadoria de conteúdos virtuais nas áreas cultural e literária para toda a comunidade escolar.

Novembro e Especial de Fim de Ano 

2º Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil – FIANb

A segunda edição do Festival Internacional do Audiovisual Negro do Brasil começa no dia 16 e segue até o dia 20/11, em formato híbrido – no Centro Cultural SP e on-line, com acesso gratuito pelo canal do YouTube do evento, que é realizado pela Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN).

A programação do festival pode ser acompanhada no site https://www.fianb.com.br/.


19ª Festa Literária Internacional de Paraty – FLIP – Edição Virtual

A Flip ampliou seus meios de atuação: tanto o programa principal como o programa educativo ganham mudanças de modo a adaptar a festa ao momento de pandemia.

Acompanhe a programação completa por meio do site do evento: https://www.flip.org.br/.


Biblioteca digital pública

O eBooksBrasil é uma biblioteca digital pública construída de forma colaborativa e que disponibiliza livros eletrônicos em diversos formatos para download gratuito. As orientações em relação à utilização dos arquivos são claras: você não pode usar as obras para fins comerciais nem utilizar o site para promoção política, já que a biblioteca digital não é mantida com recursos governamentais. Você pode copiar e imprimir para uso pessoal ou didático. 

Para conhecer, clique em http://ebooksbrasil.org/nacionais/acrobatebook.html.


Concertos clássicos: Candlelight

Assista a uma série de concertos à luz das velas interpretados por músicos ao vivo em alguns dos locais mais emblemáticos da cidade.

Para mais informações, clique em https://feverup.com/sao-paulo/candlelight.


Enciclopédia Negra – Pinacoteca de São Paulo – Tour Virtual

A Pinacoteca de São Paulo, Museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, apresenta o tour virtual da exposição Enciclopédia Negra. A experiência on-line permite ao visitante explorar os espaços em 3D e conhecer as 103 obras que retratam personalidades negras da história do Brasil, a maioria até então pouco conhecida.

Disponível por meio do seguinte link:
https://www.portal.iteleport.com.br/tour3d/pinacoteca-enciclopedia-negra/fullscreen/?fbclid=IwAR04GcDqTquL5IKFiVA48zI9nn7BOtkI8yUh-p4dlMKOkD1Pg6c6Tg8xR8Y.


Exposição: Constelação Clarice, no Instituto Moreira Salles

Celebrando a obra e o legado da escritora Clarice Lispector (1920-1977), o Instituto Moreira Salles traz a exposição Constelação Clarice. Uma investigação da poética da autora, com curadoria de Eucanaã Ferraz e Veronica Stigger, a mostra reúne aproximadamente 300 itens, incluindo manuscritos, fotografias, cartas, discos, matérias de imprensa e outros documentos. A entrada é gratuita. A exposição estará disponível até 27/02/2022.

Agendamentos pelo Sympla: https://bileto.sympla.com.br/event/66722/d/115074.


Exposição: Lamento Das Imagens de Alfredo Jaar, no Sesc Pompéia

Ao longo de quatro décadas, o artista chileno Alfredo Jaar investiga a construção de formas de controle social e de manutenção de desigualdades por meio de signos visuais, e não somente através da força do Estado, seja ela violenta ou não. Sua obra sugere, todavia, que tais signos podem também criar, inversamente, modos de vida mais inclusivos do que aqueles cuja lógica regressiva desvenda. Essa exposição integra a rede de parceiras da 34ª Bienal de São Paulo.

A entrada na unidade será permitida apenas após confirmação do agendamento, o qual deve ser feito no portal do Sesc São Paulo: https://www.sescsp.org.br/programacao/225091_LAMENTO+DAS+IMAGENS.


Exposição: Rita Lee, no MIS

Exposição histórica sobre Rita Lee, a Rainha do Rock brasileiro. A mostra traz um panorama sobre a vida e a carreira da artista. Ao visitar as 18 áreas temáticas, os visitantes terão a oportunidade de ver centenas de itens originais selecionados pela própria Rita e seu filho João Lee. São figurinos e objetos pessoais.

Para mais informações, acesse https://www.mis-sp.org.br/.


Exposição Moquém_Surarî: arte indígena contemporânea

A exposição, realizada em São Paulo, apresenta obras de 34 artistas indígenas: Baniwa, Guarani Mbya, Huni Kuin, Krenak, Karipuna, Lakota, Makuxi, Marubo, Pataxó, Patamona, Taurepang, Tapirapé, Tikmũ’ũn_Maxakali, Tukano, Wapichana, Xakriabá, Xirixana e Yanomami. Há desenhos criados por artistas como Ailton Krenak – emblemático líder indígena, escritor e filósofo; tecelagens de Bernaldina José Pedro; esculturas de Dalzira Xakriabá e Nei Xakriabá; fotografias de Sueli Maxakali e Arissana Pataxó, entre outros.

É necessário realizar agendamento prévio por meio do site do MAM: https://mam.org.br/exposicao/moquem_surari-arte-indigena-contemporanea/.


Grupo de leitura “Uma tristeza infinita”, com participação do autor

Nessa narrativa que mescla psicanálise, ciência, o surgimento dos primeiros medicamentos desenvolvidos para “curar” a depressão e um contexto político e social abalado pela guerra, o autor desenha um personagem forte e frágil ao mesmo tempo, um jovem médico que também precisa encarar os fantasmas do próprio passado. 

Mais informações estão disponíveis em https://www.lugardeler.com/product-page/grupo-de-leitura-uma-tristeza-infinita


Musical: Charlie e a Fantástica Fábrica de Chocolate

Baseado no livro do escritor britânico Roald Dahl, o musical é apresentado pela primeira vez na América Latina. É com grande encantamento que serão apresentadas a fonte de chocolate, o laboratório de miniaturização, a sala dos esquilos, o elevador de vidro que sobrevoa o palco e efeitos especiais como a menina que infla como uma amora gigante.

Mais informações sobre ingressos podem ser encontradas no seguinte link:

https://ticketsforfun.com.br/evento/charlie-e-a-fantastica-fabrica-de-chocolate-60553.


Ô Lá Em Casa – Oficinas e cursos on-line

O projeto Ô Lá Em Casa, do Sesc Avenida Paulista, traz cursos, oficinas e conteúdos on-line para criar, costurar e construir objetos que podem ser usados em casa. Passando por diversas técnicas e tecnologias, a segunda edição do projeto apresenta diversas atividades on-line para que as pessoas possam fazer dentro de suas próprias casas.

Programação completa disponível no seguinte link: https://www.sescsp.org.br/online/artigo/15742_O+LA+EM+CASA.


Visita Educativa ao Theatro Municipal de São Paulo

O Theatro Municipal volta a receber o público para visitas mediadas. Os ingressos para as visitas ao Theatro Municipal de São Paulo poderão ser reservados pela internet. Para mais informações, acesse o site da instituição: https://theatromunicipal.org.br/pt-br/visita-educativa/.


Portal Ciclo 22 – USP

O projeto Ciclo 22 reúne produções acadêmicas, atividades e materiais didáticos da USP relacionados aos marcos históricos dos anos 1822, 1922, 2022 e 2122. São estudos, exposições, debates, apresentações artísticas e diversos outros conteúdos que refletem sobre o bicentenário da Independência do Brasil e o centenário da Semana de Arte Moderna. O portal tem o objetivo de promover debates sobre o passado, o presente e o futuro do Brasil.

Para conhecer mais, acesse o site do projeto: https://ciclo22.usp.br/.


Programação – Especial de Fim de Ano

Concerto: João Carlos Martins em “A Magia do Natal”
O Maestro João Carlos Martins abre dezembro de 2021 com um concerto no Teatro Bradesco, no dia 6 de dezembro, em um espetáculo natalino especialmente criado para a ocasião. Mais informações sobre ingressos podem ser encontradas no seguinte site: https://www.teatrobradesco.com.br/.

Coral jovem do estado: festival de fim de ano
No dia 17 de dezembro, às 20h, o Coral Jovem do Estado se apresenta no Theatro São Pedro. A apresentação faz parte do Festival de Fim de Ano da Santa Marcelina Cultura. Ingressos pela bilheteria digital: https://theatrosaopedro.byinti.com/#/ticket/eventInformation/Ticv5JAhycfFSqHwFib1

Espetáculo de dança: O Quebra-nozes
O clássico espetáculo natalino da Cisne Negro Cia de Dança, “O Quebra-Nozes”, que neste ano completa a 38ª edição, volta ao palco do Teatro Alfa em homenagem a Hulda Bittencourt, fundadora e diretora da companhia. Serão apenas quatro apresentações, que acontecerão nos dias 18 e 19 de dezembro, com a música de Tchaikovsky. O espetáculo é protagonizado pelo corpo de ballet fixo da Cisne Negro Cia de Dança e elenco contratado especialmente para a produção.
Mais informações sobre ingressos podem ser consultadas pelo seguinte link:
https://www.teatroalfa.com.br/espetaculo/o-quebra-nozes-5/.

Musical: Natal com Turma da Mônica em “A Árvore de Natal”
Vem aí o espetáculo musical da Maurício de Sousa Produções. “Turma da Mônica em A Árvore de Natal” é uma grande aventura natalina na qual Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e Milena precisam desvendar o mistério do sumiço dos pinheiros da cidade. A produção terá curta temporada, nos fins de semana entre 4 e 19 de dezembro, no Teatro Bradesco, em São Paulo. Ingressos em https://www.teatrobradesco.com.br/.

Villa de Natal SP – Parque Villa-Lobos
A Villa de Natal SP funcionará de 10 de dezembro a 6 de janeiro. O espaço contará com uma árvore de Natal de 65 metros de altura, pista de patinação no gelo de 300 metros quadrados, parque de diversões com mais de dez atrações, feiras de artesanato e gastronomia, além das tradicionais Casa do Papai Noel e Casa da Mamãe Noel.
Mais informações sobre ingressos podem ser consultadas no link abaixo:
https://www.ticket360.com.br/evento-composto/518/ingressos-para-villa-de-natal-sp.