BIBLIOTECA

Curadoria de conteúdos virtuais nas áreas cultural e literária para toda a comunidade escolar.

2ª Quinzena de outubro

Exposição “Equilíbrio” – Daisy Balloon

De 28 de setembro a 28 de novembro, a Japan House São Paulo apresenta Equilíbrio, instalação inédita com mais de 9 mil balões feita pela dupla japonesa Daisy Ballon, conhecida pelas obras de grande impacto visual que encantam ao redor do mundo. A instalação oferece uma experiência imersiva única: os balões são cobertos com uma camada externa de película polarizada e, quando a luz incide na instalação, revela-se no espaço expositivo um espectro de cores imanentes em um efeito semelhante ao da aurora boreal.

A reserva on-line antecipada é opcional, mas recomendada: https://agendamento.japanhousesp.com.br/.


Exposição “Futuro Espacial”, no Farol Santander SP  

Inédita na América Latina, a exposição Futuro Espacial, realizada no Farol Santander São Paulo, comemora os mais de 50 anos da conquista do espaço pelo homem, com a chegada à Lua, e aborda o presente, futuro e passado das missões americanas. As exposições também trazem um recorte sobre os projetos futuros, como o Programa Artemis, que vai realizar missões tripuladas para a Lua a partir de 2024.

Para mais informações, acesse: https://www.farolsantander.com.br/#/sp/agenda/exp_22.


Exposição “O dia seguinte” – Museu Catavento

A partir do dia 14 de outubro, entra em cartaz a exposição O dia seguinte, uma experiência imersiva sobre os impactos das mudanças do clima nas cidades e na vida das pessoas. O visitante é convidado a sentir os efeitos do clima nas cidades e nas nossas vidas. A Mais Diferenças é responsável pela produção de recursos de acessibilidade da exposição, como conteúdo em Libras e audioguia, que ficam disponíveis e podem ser acessados pelo app Musea.

Para mais informações, acesse: https://museucatavento.org.br/.


Exposição “Macrocosmos, microcosmos ou a cosmogonia dos incêndios”, no Centro Cultural Banco do Brasil

O artista Kilian Glasner uniu seu interesse por astronomia e o trágico incêndio em seu ateliê para compor um estudo imagético sobre a potência criadora do fogo. A exposição vai ocupar o subsolo do Centro Cultural, transformando o espaço em um ambiente escuro e imersivo, iluminado por projetores de luz. A mostra fica em cartaz de 16/out até 22/nov. Evento gratuito, reserve seus ingressos no seguinte site: https://www.eventim.com.br/city/sao-paulo-943/venue/ccbb-sp-23550/.


Jenipapos: Redes de Saberes – Itaú Social

Serão três encontros (18/10, 8/11 e 23/11) com o propósito de destacar a literatura de autoria indígena, impregnada de tradições e atualizações, por meio da valorização da história contada, a qual se manifesta em diversas dimensões: educação, cultura, memória, natureza, meio ambiente, ética, entre outras, incluindo os conhecimentos, perspectivas e práticas dos povos originários.

Inscrições no site: https://polo.org.br/multiletramentos/percurso/211/jenipapos-redes-de-saberes?fbclid=IwAR3JlAX5bCeUGYaSroF8WiWw8RZ__ku_Il2_ielCPjfJTuu0Pgj64kb8-Fk.


Musical adaptado da obra “A revolução dos bichos”

Na adaptação do Núcleo Experimental, dirigida por Zé Henrique de Paula, com músicas originais de Fernanda Maia, a fábula de Orwell é transformada em um musical. A linguagem utilizada se inspira nos cabarés alemães, fortemente referenciados em Bertolt Brecht e Kurt Weil.

A temporada acontece de 1º de outubro a 5 de novembro e conta com sessões gratuitas diárias pelo canal do Núcleo Experimental no YouTube, às 19h:

https://www.youtube.com/channel/UCEJC63CZPFoZ5jxW3fk77kw.


Museu da Selfie – Shopping West Plaza

O Museu da Selfie tem 27 cenários para turbinar a sua foto por meio de vários recursos, como uma piscina de emojis amarelos, luzes coloridas, um ambiente todo desenhado, uma balada com direito a globos espelhados e paredes floridas, entre outros. O espaço traz curiosidades e conta um pouco a história da fotografia. Horário de funcionamento e valores dos ingressos podem ser consultados no seguinte site: https://www.eventim.com.br/artist/museu-da-selfie/.


NaLata Festival Internacional de Arte Urbana

O NaLata Festival traz grandes nomes da arte de rua. Um dos nomes de destaque deste ano é o norte-americano Obey, um dos mais influentes artistas urbanos do mundo. O NaLata acontece na região de Pinheiros, misturando artistas consagrados e emergentes, nacionais e internacionais, unidos sob um objetivo comum: transformar o espaço urbano. A cobertura do festival pode ser acompanhada no perfil @nalata.festival, no Instagram, e as obras podem ser apreciadas nos seguintes endereços:

  • Rua Teodoro Sampaio, 2767 
  • Rua Campo Alegre, 60
  • Rua Arthur de Azevedo, 2103
  • Av. Brigadeiro Faria Lima, 2229
  • Rua Fradique Coutinho, 1036
  • Rua Teodoro Sampaio, 2763
  • Rua Cunha Gago, 154
  • Rua dos Pinheiros, 1409
  • Largo da Batata

Ocupação Paulo Freire

No centenário desse filósofo, escritor e educador, a ocupação exibe sua trajetória e a potência viva que ela abriga, acompanhando a repercussão de suas propostas – comunicadas em mais de três dezenas de livros. A vida do autor é contada aos visitantes, que podem conhecer uma trajetória que parte da sombra de uma mangueira em Pernambuco a mais de 30 países, do exílio no período militar à consagração internacional.

Para mais informações, acesse o link: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/paulo-freire/.


Roda de conversa com Itamar Vieira e a obra “Torto arado”

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) traz uma roda de conversa com o autor Itamar Vieira Junior, que acontece no dia 28 de outubro, das 19h às 21h. A obra Torto arado aborda temas como o direito à terra, as relações trabalhistas, o acesso à educação, a ancestralidade afro-brasileira e a narrativa oral e literária, todos debatidos durante a roda de conversa com o autor.

A atividade será transmitida pelo YouTube (https://www.youtube.com/c/bvlbiblioteca) e pelo Facebook da BVL.