BIBLIOTECA

Curadoria de conteúdos virtuais nas áreas cultural e literária para toda a comunidade escolar.

2ª Quinzena de setembro

34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto

A 34ª Bienal de São Paulo – Faz escuro mas eu canto pode ser visitada gratuitamente, até 5 de dezembro, no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque Ibirapuera. A mostra conta com uma série de iniciativas de acessibilidade e inclusão, planejadas com o apoio da consultoria especializada Mais Diferenças. Acesso ao audioguia inclusivo no seguinte link:

https://www.musea.art.br/exibicoes/a7869731-7c42-4877-8677-6d88c8e963ea


VI Encontro Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe – “O poder transformador da leitura inclusiva”

Acontece, no dia 22 de setembro, o VI Encontro da Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe, com destaque para as rodas de conversa “Como se lê? Multiformatos do livro e da leitura”, às 14h, e “Eu, leitor: conversa sobre meus livros com relatos de experiências de acesso à leitura”, às 15h30. Transmissão com acessibilidade pelo YouTube no seguinte link:.

https://www.youtube.com/c/rededeleiturainclusivasergipe/featured


Oficina virtual de slam de poesia em Libras – MAM

Encontro virtual que abordará o que é slam de poesia em Libras, suas regras, a história dos slams e os contextos em que estão inseridos. Dia 22/9, às 16h, no Zoom. A oficina é aberta ao público e conta com intérpretes de Libras. Inscrições no link abaixo:

https://mamsaopaulo.byinti.com/#/event/oficina-virtual-de-slam-poesia-em-libras-com-edinho


 

9ª Semana Aracajú Acessível 

Desde 2013, a Semana Aracajú Acessível é realizada no mês de setembro, durante a semana em que se comemora o Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência, 21 de Setembro. A série de eventos mobiliza órgãos públicos, empresas privadas, instituições do terceiro setor e os diversos integrantes da sociedade civil para que também se engajem na construção de uma cidade plural e que respeite as diferenças de todos os seus cidadãos, dando a cada um deles  mesmas oportunidades de acesso aos equipamentos culturais e de entretenimento. O evento acontece de 19 a 26 de setembro, no canal do YouTube. A programação completa está no site do evento, que pode ser acessado no link abaixo:  

https://lucasaribe.com.br/aracajuacessivel/


 

Café com Libras: literatura, escrita e Libras – ItaúCultural

Café com Libras busca trazer perspectivas diferentes e novos olhares para a arte e a cultura brasileiras por meio do diálogo e do compartilhamento de vivências e experiências. Os encontros têm sempre a participação de um surdo e um ouvinte. O tema do encontro de 21/9 é “Literatura, escrita e Libras”, atividade gratuita, on-line, realizada das 18h às 19h30, pela plataforma Sympla/Zoom, com interpretação em Libras. Reserve seus ingressos no link abaixo:

https://www.sympla.com.br/cafe-com-libras-literatura-escrita-e-libras__1316262


 

Musical O pescador e a estrela – Centro Cultural Banco do Brasil

O pescador e a estrela apresenta a história de Fabiandro, um pescador deficiente visual que, na busca de seu amor desaparecido, mostra que há muito mais para se ver do que só o que enxergamos. A proposta do espetáculo é dar protagonismo à deficiência visual, ampliando a reflexão sobre a acessibilidade dentro das artes cênicas. A direção de movimento do espetáculo é da atriz e bailarina Moira Braga, também deficiente visual. A cenografia espalhou véus pelo palco que funcionam como uma membrana que dificultam a visão. A proposta é mostrar a importância de outros sentidos quando a visão falha. Em um mundo muito ligado ao visual como o dos dias atuais, essa se torna uma experiência única. Até 3/10. Ingressos no site da evento:

https://www.eventim.com.br/artist/opescador-ea-estrela/