BIBLIOTECA

Curadoria de conteúdos virtuais nas áreas cultural e literária para toda a comunidade escolar.

2ª Quinzena de maio

37ª Feira do Livro do Colégio Miguel de Cervantes

A Feira do livro terá pela primeira vez uma edição on-line. Além de uma programação diversificada de atividades, haverá palestras e rodas de conversa com transmissão aberta ao público externo. Confira a programação da Feira em: www.cmc.com.br/feiradolivro2021


Curso “O mundo maravilhoso das novelas de cavalaria”

Muitos já ouviram falar da lenda do Rei Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda. Há séculos, o Santo Graal assombra nossa imaginação. Do ciclo arturiano às aventuras de Dom Quixote, o objetivo do curso é oferecer a leitura das novelas representativas do ideal cavaleiresco com base na análise de personagens que se tornaram marcantes e ainda reverberam na literatura ocidental. Curso on-line, oferecido às quintas-feiras. Inscreva-se em:

https://www.lugardeler.com/product-page/o-mundo-maravilhoso-das-novelas-de-cavalaria


Di Cavalcanti no MAM: 50 anos x 2

No ano de 1971, o Museu de Arte Moderna de São Paulo organizou a exposição “50 anos de Arte: Di Cavalcanti”, realizada em celebração aos 50 anos do pintor Di Cavalcanti. Meio século depois, o MAM apresenta a mostra “Di Cavalcanti no MAM: 50 anos x 2”, uma homenagem ao artista que estará em cartaz a partir de 25 de maio, na Biblioteca do Museu. 

Reserva de ingressos no link: https://mamsaopaulo.byinti.com/#/event/MrY57GQ6VPhFFgMlEwUc 


Espetáculo Dez por Dez – Teatro Unimed 

10 artistas em 10 monólogos de 10 minutos. Dez histórias escritas pelo dramaturgo Neil Labute com adaptação e direção dos irmãos Leme. O espetáculo estreia dia 20, no site do Teatro Unimed. O acesso é totalmente gratuito, mas você pode contribuir com o Fundo Marlene Colé em prol dos trabalhadores de Teatro de São Paulo. 

https://teatrounimed.com.br/ 


Exposição “Enciclopédia Negra” – Pinacoteca de São Paulo  

A mostra é um desdobramento da publicação, a qual reúne biografias de pessoas comuns dos últimos séculos, retrata a trajetória de mães que lutaram pela liberdade da família, profissionais liberais, ativistas, revolucionários, curandeiros, médicos e líderes religiosos que reinventaram outras Áfricas no Brasil – pessoas cujas feições foram apagadas pela história. Ingressos com horário marcado e vendas apenas pelo site:

https://pinacoteca.byinti.com/#/ticket/eventInformation/XBdTo35u6rqDDXsPSfYc 


Exposição Virtual Abraham Palatnik – A Reinvenção da pintura 

A mostra homenageia o artista e sua obra, aborda as passagens do moderno ao contemporâneo e associa arte e tecnologia. Para visitar a exposição virtual, basta baixar gratuitamente o aplicativo Musea em seu celular e selecionar a exposição. Há recursos de acessibilidade, como audioguia, audiodescrição e tradução para Libras.  

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.art.musea.musea2 


Festival AcessaBH

A primeira edição do Festival AcessaBH, realizada de 1 a 5 de junho, convida você para uma imersão inclusiva no mundo das artes. 100% on-line, gratuito, acessível e democrático. Espetáculos protagonizados por artistas com deficiência serão exibidos no canal do YouTube: https://www.youtube.com/acessabh  

Programação completa em https://www.facebook.com/acessabh  


Museu das Ilusões – Shopping Eldorado 

Sabe aquela situação que causa na gente uma chacoalhada no cérebro para ver se realmente temos certeza do que vemos? Essa é uma das sensações que o Museu das Ilusões provoca, além de muitos risos e desafios às nossas certezas.

Adquira seu ingresso no link:
https://www.eventim.com.br/artist/museu-das-ilusoes/ 


O vitral da casa das rosas

Neste vídeo sobre a criação do vitral da Casa das Rosas, com a Profa. Dra. Regina Lara, são evocadas a memória das narrativas de antigos trabalhadores e a presença da arte vitralista no contexto atual. A atividade foi realizada na quarta-feira, 19 de maio, às 16h30, e será disponibilizada nas páginas da Casa das Rosas, no Facebook e no YouTube.


Projeto Literatura Livre – SESC (e-books gratuitos)

O projeto Literatura Livre, do SESC, traduz para o português, edita e compartilha obras em Domínio Público para o formato digital. Neste projeto você encontrará onze obras já disponíveis em: https://literaturalivre.sescsp.org.br/


Oficina de Brinquedos Sonoros

A oficina vai de 24 a 27 de maio de 2021, sempre das 18h às 19h, e visa a recuperar os valores dos brinquedos confeccionados manualmente. A proposta está embasada nos temas sustentabilidade e arte na educação, priorizando a reutilização de materiais reciclados. Inscrições no link:

https://docs.google.com/forms/d/1d80mTnoZlJH3sRdBQxrsA6Co52k-IQLQMeqQtn8TmhQ/viewform?edit_requested=true