BIBLIOTECA

Curadoria de conteúdos virtuais nas áreas cultural e literária para toda a comunidade escolar.

1ª Quinzena de agosto

19ª edição Flip

A Flip acaba de confirmar as datas da edição de 2021, sua 19ª edição: a Flipinha  acontece de 22 a 27 de novembro, e o Programa Principal, com a presença de autores e convidados, de 27 de novembro a 5 de dezembro. Neste ano a Flip vai homenagear líderes e pensadores indígenas mortos pela Covid-19. O tema será em defesa da vegetação que protege o planeta. 

Acompanhe as notícias em: https://www.flip.org.br/.  


3ª edição – Leer Iberoamérica Lee: Lecturas al margen

De 21 e 22 de setembro de 2021. Para profesores, bibliotecarios, formadores, editores, libreros, periodistas, consultores de libro y edición, curadores culturales, comunicadores y agentes de la sociedad civil implicados en proyectos de promoción de la lectura (asociaciones profesionales, asociaciones vecinales, asociaciones de padres y madres…).
Evento gratuito, necessário inscrição: https://leeriberoamericalee.com/


Cinusp: animações de Nuestra América

A mostra virtual do Cinusp traz uma curadoria especial de curtas-metragens animados da América do Sul e Central. Os filmes buscam apresentar o cinema latino pela perspectiva de diferentes técnicas de animação, que dão vida a histórias encantadoras e evocam sentimentos únicos sobre a união latina. A mostra estará disponível gratuitamente até o dia 15 de agosto para todos os públicos, e os filmes podem ser assistidos no canal do YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UCuP9LUZvcyCE_upoLLiJhog.


Curso on-line – Jogos, literatura e matemática: Borges, Perec, Ítalo Calvino e Lewis Carroll.

Como podemos relacionar as obras de Jorge Luis Borges, Lewis Carroll, Georges Perec, Ítalo Calvino, Cervantes, entre outros, à luz de estruturas e jogos matemáticos? Quais seus mistérios e suas potencialidades? O objetivo dessa oficina é brincar/discutir/pesquisar as relações entre lógica, matemática e a ciência com a literatura. A realização será de 11/8/2021 a 25/8/2021.

Inscrições em: https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/atividade/jogos-literatura-e-matematica-borges-perec-italo-calvino-e-lewis-carroll.


Curso on-line de Empreendedorismo Solidário

O foco do curso, que acontece de 12/8 a 2/9, é compreender o trabalho por meio de uma perspectiva coletiva. A turma aprenderá sobre a viabilidade econômica de um empreendimento, as estratégias de marketing e, por fim, a gestão do negócio (como organizar o planejamento e atividades de um empreendimento). A partir de 18 anos.

Inscrições a partir de 5/8, 14h, em: https://inscricoes.sescsp.org.br/.


Festival de Culturas Surdas – ItaúCultural

Entre 9 e 22 de agosto, o site do Itaú Cultural apresenta a quarta edição do Festival de culturas surdas. Com o tema multiculturalidade surda, o evento busca destacar as diferentes realidades das pessoas com deficiência auditiva. A programação conta com um festival de videopoesias e com mesas de debate.

Veja a programação completa no site: https://www.itaucultural.org.br/secoes/agenda-cultural/festival-culturas-surdas-quarta-edicao-evento#programacao.


Museu da Língua Portuguesa – Reabertura

O Museu da Língua Portuguesa foi reaberto no dia 31/7 e, entre as novidades, está a exposição “Línguas do mundo”, na qual mastros se espalham pelo hall com áudios em 23 diferentes idiomas. Os sotaques e as expressões do português no Brasil ganham espaço na instalação “Falares”. E os “Nós da Língua Portuguesa” mostram os laços e a diversidade cultural entre os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Para mais informações, acesse o site. https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/.


Prêmio Literário Biblioteca Nacional 2021

A Fundação Biblioteca Nacional está com inscrições abertas para os seus prêmios literários. As inscrições podem ser feitas exclusivamente por meio da plataforma Prêmio Literário Biblioteca Nacional, até o dia 20 de agosto.

Para mais informações, consulte o edital: https://www.bn.gov.br/edital/2021/edital-publico-premio-literario-biblioteca-nacional-2021.