BIBLIOTECA

Curadoria de conteúdos virtuais nas áreas cultural e literária para toda a comunidade escolar.

1ª Quinzena de junho

 

Acervo Digital Vinicius de Moraes  

O acervo digital Vinicius de Moraes reúne documentos originais do acervo pessoal do poeta, os quais foram doados para o Arquivo-Museu de Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa, localizada no Rio de Janeiro. O público poderá acessar mais de 11 mil documentos digitalizados do arquivo pessoal do artista carioca – como manuscritos e datiloscritos de obras e correspondências trocadas com colegas das artes, amigos, parentes e políticos. Conheça o acervo acessando o link: 

http://acervo.viniciusdemoraes.com.br/ 


Curso “Nos moinhos da imaginação: leitura acompanhada de Dom Quixote de la Mancha 

Para enriquecer a leitura de um dos mais importantes clássicos da literatura ocidental, Tania Lopes oferece uma conversa baseada em crítica literária e interpretação. O objetivo do curso é apresentar ao leitor os recursos inéditos que ditaram o caminho para as narrativas modernas, marcando o fim da Idade Média na literatura. Inscreva-se por meio do link abaixo:

https://www.lugardeler.com/product-page/nos-moinhos-da-imagina%C3%A7%C3%A3o-leitura-acompanhada-de-dom-quixote-de-la-mancha  


Curso “Poéticas culturais – A poesia através da história: da Mesopotâmia a Roma Antiga” 

O objetivo de tal ciclo de encontros é ler, analisar e interpretar poemas relevantes do cânone histórico ocidental e oriental. Serão apresentados poemas canônicos, aqueles que geraram muitas repercussões na história da poesia e da cultura, a fim de fornecer ferramentas analíticas gerais da análise e interpretação do poema e, ao mesmo tempo, complementar e ampliar o repertório de cultura. Inscreva-se em: 

https://www.lugardeler.com/product-page/po%C3%A9ticas-culturais-a-poesia-atrav%C3%A9s-da-hist%C3%B3ria-da-mesopot%C3%A2mia-a-roma-antiga 


Exposição Escravidão – Rijksmuseum 

A exposição conta a história de dez pessoas, entre escravos e fazendeiros, que lançam luz sobre o papel da Holanda na escravidão no Caribe, Brasil, Ásia e África do Sul. Todas as histórias são acompanhadas por um audioguia cuja voz é de uma pessoa com algum tipo de relação com a história. Para visitar a exposição, basta acessar o site do museu:  

https://www.rijksmuseum.nl/nl  


Exposição Dorina Nowill: 75 anos Transformando Vidas e Incluindo Pessoas – Unibes Cultural  

A existência e luta de Dorina Nowill foi fundamental para fortalecer os direitos e a dignidade das pessoas cegas. A iniciativa tem o objetivo de aproximar o público da história da instituição, pioneira na inclusão social de pessoas com deficiência visual. Para visitar a exposição é necessário fazer agendamento por meio link abaixo: 

https://unibescultural.byinti.com/#/event/exposicao-fundacao-dorina-nowill-para-cegos-75-anos-transformando-vidas-e-incluindo-pessoas


Oficina Indianismos na Literatura Brasileira  

Indicada para maiores de 15 anos, a atividade aborda a Literatura Brasileira no XXI. Ocorrerá aos sábados, 5, 12, 19 e 26 de junho, das 10h às 13h. A oficina será ministrada por Fábio Martinelli Casemiro, que apresentará textos poéticos, literários, críticos e jornalísticos, sempre buscando, por meio dessa troca de experiências e leituras, trazer para o participante novas perspectivas e reflexões sobre as representações do indígena na literatura. Inscrições a partir de 21 de maio, no seguinte link: www.bvl.org.br/inscricao    


Oficina de produção de podcasts  

Em tal oficina, o jornalista Tiago Rogero abordará desde práticas de gravação até dicas para construção de roteiro, passando por noções de edição, divulgação e formas de financiamento. Dia 10/6, das 14h às 17h, por meio da plataforma sympla/Zoom. Inscrições no link abaixo:

https://www.sympla.com.br/processos-compartilhados—oficina-de-producao-de-podcast-com-tiago-rogero__1229462