BIBLIOTECA

Curadoria de conteúdos virtuais nas áreas cultural e literária para toda a comunidade escolar.

1ª Quinzena de setembro

11ª Virada Sustentável 2021

Com uma programação híbrida, as atividades do evento começam dia 2 e ocuparão mais de 400 espaços espalhados por toda a capital paulista, que receberão as intervenções artísticas até 22 de setembro. Destaque para O Fórum Virada Sustentável, o qual terá 26 painéis virtuais. A programação completa, que inclui mais de 50 atividades no Centro Cultural São Paulo, está disponível no site abaixo:

 https://www.viradasustentavel.org.br/


16ª Mostra Mundo Árabe de Cinema 

Promovido pelo Instituto da Cultura Árabe, o festival realiza sua 16º edição de forma on-line e gratuita, até 16/9. A programação traz sete longas inéditos no Brasil. Cada um deles fica disponível por uma semana, a partir das sextas.

Para assistir, é necessário preencher um cadastro no seguinte site: https://mundoarabe2021.icarabe.org/


Aula aberta: “Histórias dos cinemas por meio da crítica” 

Os canais digitais do Itaú Cultural (IC) exibem, no dia 8 de setembro, às 19h30, a aula aberta “Histórias dos cinemas por meio da crítica”, com a professora, crítica e curadora Kênia Freita. O evento conta com interpretação em Libras, tem duração aproximada de  90 minutos e será realizado on-line, no site e no YouTube do IC: https://www.youtube.com/itaucultural 


Curso on-line: O fantástico, o mistério e o humor na literatura infantojuvenil 

Entreter, divertir, fazer rir, chorar, ter medo, sonhar. Essas são características das narrativas de autores como Roald Dahl, C.S. Lewis, Cressida Cowell, Marcos Rey, Neil Gaiman, R.L. Stine, Michael Ende, entre outros. Em tal curso, Marcelo Maluf irá propor aos participantes a leitura atenta de trechos de alguns títulos desses autores, a fim de investigar a construção de personagens, a importância do enredo, segredos das narrativas de mistério e suspense, lugares e seres imaginários e técnicas do uso do humor, para que depois os participantes possam escrever os seus próprios textos. 

Inscrições em: https://www.lugardeler.com/product-page/o-fant%C3%A1stico-o-mist%C3%A9rio-e-o-humor-na-literatura-infantojuvenil   


Exposição “Lamento das imagens”, do artista chileno Alfredo Jaar

A exposição apresenta uma coleção de obras em grande escala física, incluindo instalações, pôsteres e projeções de vídeos, reunidas em uma seleção que provém das quatro décadas de atividade de Jaar.

Agende sua visita no site abaixo: https://www.sescsp.org.br/programacao/225091_LAMENTO+DAS+IMAGENS 


Exposição “Praças [In]Visíveis” – Casa Fiat de Cultura

A mostra fotográfica virtual destaca o caráter arquitetônico e histórico de 22 praças italianas ao evidenciar sua importância social e cultural. Além disso, propõe um novo olhar sobre esses ambientes ao reunir textos e imagens de 42 escritores e fotógrafos italianos, estabelecendo um diálogo que conecta cultura, beleza e cenários históricos para revelar monumentos arquitetônicos que são verdadeiras obras de arte.

Até 12/9, no seguinte link:  https://pracasinvisiveis.com.br/ 


Exposição no Instituto Moreira Salles – “Carolina Maria de Jesus: um Brasil para os brasileiros”

A exposição é dedicada à trajetória e à produção literária da autora mineira que se tornou internacionalmente conhecida com a publicação de seu livro Quarto de despejo. Tem como objetivo apresentar sua produção autoral, que incluiu a publicação, em vida, de outras obras, além de destacar suas incursões como compositora, cantora, artista circense. Uma multiartista. Entrada gratuita, com agendamento prévio.


Festival de Teatro Virtual da Funarte

A Fundação Nacional de Artes lançou a primeira edição do Festival de Teatro Virtual. Vinte e cinco espetáculos, cinco de cada região do país, voltadas ao público adulto e infantil. Um novo espetáculo será divulgado on-line todas as quintas e sextas, até o final de outubro. Os espetáculos ficam disponíveis no canal do Festival no YouTube:

https://www.youtube.com/playlist?list=PL6AkHWLKjLGK3a7Kjk-ij5syO1eprVy3o


Rodas-gigantes para visitar em SP

Estar nas alturas, com vista panorâmica da cidade, é um passeio que anda em alta em SP. Saiba como visitar as atrações:  

Roleta Gigante Premiada IFood
Parque Ibirapuera

Ingressos: sympla.com.br 

Roda-gigante Brasil

Shopping Morumbi 

Informações: morumbishopping.com.br

Girando Mundi 

Hopi Hari 

Informações: hopihari.com.br

Moreno’s Park 

Shopping Fiesta 

Informações: morenospark.com.br