BIBLIOTECA

Curadoria de conteúdos virtuais nas áreas cultural e literária para toda a comunidade escolar.

Dicas culturais – 1ª quinzena de junho

26ª Bienal do Livro de SP

De 2 a 10 de julho, o evento vai reunir 182 expositores e receber 300 escritores brasileiros e 30 estrangeiros – sobretudo de países lusófonos, já que Portugal é o convidado de honra. Nos 200 anos da Independência, Portugal é o país homenageado e vai trazer uma comitiva de 23 convidados, com importantes autores lusófonos. O evento vai promover 1.500 horas de programação cultural em seus nove espaços.

A programação completa pode ser conferida no site da feira:

https://www.bienaldolivrosp.com.br/


100 Anos da Semana de Arte Moderna – O Guarda-Roupa Modernista

Conheça a importância das roupas e da moda no percurso artístico e literário de Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, e saiba como algumas de suas escolhas no campo da moda podem ser pensadas de maneira análoga às proposições estéticas da primeira geração do movimento modernista. A cada encontro, a oficina propõe a produção de um tipo de texto diferente, relacionado com a abordagem do tema do dia. Saiba mais em: https://bvl.org.br/evento/100-anos-da-semana-de-arte-moderna–o-guarda-roupa-modernista_5280


200 anos da Independência em 200 filmes Cine Belas Artes

O bicentenário da Independência do Brasil será comemorado com uma mostra de cinema que exibirá 200 filmes nacionais no Petra Belas Artes e também on-line. São longas e curtas que partem da década de 1910 e vão até títulos recentes. As exibições on-line são gratuitas, na plataforma #CulturaEmCasa, e apresentam 30 dos 200 filmes, disponíveis a partir do dia 15/6. Já no Belas Artes serão projetados os 200 títulos, até o 30. Acompanhe a programação completa no link.

https://www.cinebelasartes.com.br/programacao/200-anos-da-independencia-em-200-filmes/


Exposição “Castelo Rá-Tim-Bum” – Santana Parque

Visitar o Castelo Rá-Tim-Bum será como voltar no tempo e reviver os bons momentos da TV aberta infantojuvenil do Brasil. A exposição também é uma oportunidade para pais, tios e avós mostrarem aos seus filhos, sobrinhos e netos a magia de um seriado que até hoje encanta a todos, sobretudo por conseguir tratar de diversos temas, como lavar as mãos, cuidar dos dentes, do meio ambiente, astronomia, sustentabilidade, arte, cultura, histórias do mundo antigo e moderno que até hoje são essenciais para se viver em harmonia com a modernidade dos tempos atuais.

Saiba mais em: https://www.ingressorapido.com.br/event/34832-1/d/75058


Exposição J. Borges – O mestre da xilogravura

“A exposição retrata a magia da obra de J. Borges, tão importante para o povo brasileiro e para o mundo. A arte visual brasileira se tornou mais importante depois que J. Borges começou a criar seu trabalho de xilogravuras, tornando-se um dos maiores xilogravuristas do mundo. Sem dúvidas, ficará na memória do público para sempre”, afirma Ângelo Filizola, curador da exposição e responsável pela Cactus Promoções e Produções, que produz a mostra.

O artista desenha direto na madeira, equilibrando cheios e vazios com maestria, sem a produção de esboços, estudos ou rascunhos. O título é o mote para Borges criar o desenho, no qual as narrativas próprias do cordel têm seu espaço na expressiva imagem da gravura.

Mais informações: www.centroculturalfiesp.com.br


Exposição fotográfica “Acolhidos: O Percurso da Venezuela à integração no Brasil

O acervo reúne imagens da trajetória de refugiados e migrantes venezuelanos rumo à integração econômica e social após atravessar a fronteira, com base em histórias reais de pessoas que atravessaram a fronteira em Roraima. Além das fotografias, o visitante poderá ler depoimentos de refugiados e desfrutar de elementos audiovisuais que proporcionarão uma reflexão sobre migração e acolhimento no Brasil. Local: Edifício Banco do Brasil (Torre Matarazzo). Lobby central – Av. Paulista, 1230 – Horário: Segunda a sexta (das 8h às 20h). Sábados, Domingos e Feriados (das10h às 18h). Entrada gratuita.


A Feira do Livro – na praça do Pacaembu

Evento gratuito acontece entre os dias 8 a 12 de junho e conta com 120 editoras e livrarias participantes, além de mais de 55 convidados. A Feira do Livro na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, contará com a presença de Djamila Ribeiro e Ailton Krenak entre os convidados das mesas literárias.

O evento gratuito acontece na praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu.

Oficinas de cultura, batalha de poesia falada (slam), tenda de autógrafos e mediações de leitura também farão parte do evento. Djamila Ribeiro, Carla Madeira, Drauzio Varella, Ailton Krenak e Jeferson Tenório são alguns dos nomes convocados para participar das mesas literárias, que vão acontecer no auditório Armando Nogueira, no Museu do Futebol.


In-Edit Brasil Festival Internacional do Documentário Musical

O In-Edit Brasil apresenta filmes de diversas partes do planeta, abordando diferentes gêneros musicais, épocas e culturas, mas todos com algo em comum: transcendem a música e nos contam boas histórias. De 15 a 26 junho, em São Paulo e on-line. Confira a programação completa da 14ª edição do In-Edit Brasil  no seguinte site: https://br.in-edit.org/


Itamar Vieira Junior ministra oficina criativa na Balada Literária

A Balada Literária realiza, de 5 de julho até 23 de agosto, a oficina Escrever é Estar Vivo: Introdução à escrita criativa (conto e romance), com o escritor Itamar Vieira Junior.

A oficina tem como objetivo ajudar os alunos a desenvolverem um projeto literário, desde a ideia inicial, passando pela leitura de obras contemporâneas consagradas até a prática da escrita. Serão discutidos temas como trama, personagens, estilo e revisão. Assim, o curso propõe uma releitura dos principais elementos da narrativa literária sob a perspectiva humanista de seu pensamento.

Mais informações em: https://baladaliteraria.com.br/2022/05/27/itamar-vieira-junior-realiza-oficina-criativa-na-balada-literaria-inscricoes-em-junho/


Mostra Ecofalante de Cinema – Especial Semana do Meio Ambiente – On-line

A Mostra Ecofalante de Cinema apresenta, entre os dias 1 e 21 de junho, uma retrospectiva especial com 20 títulos de destaque exibidos nas dez primeiras edições do festival. O evento, que é totalmente gratuito, tem o objetivo de celebrar a Semana do Meio Ambiente, oficialmente comemorada na primeira semana de junho. Acompanhe a programação completa no site:

https://ecofalante.org.br/