BIBLIOTECA

Pensando no afastamento social necessário ao controle da pandemia, nossas bibliotecárias fizeram uma curadoria especial de conteúdos virtuais para toda a família.

Confira abaixo as sugestões de 23 de outubro de 2020:

 

1ª Jornada de Literatura e Cultura: Promovendo a inclusão e a diversidade
De 26 a 29 de outubro, a partir das 19h, na plataforma Zoom.

O evento promoverá discussões e reflexões sobre projetos e iniciativas que trazem a literatura e a cultura como formas de promoção da inclusão e da diversidade.
A transmissão será acessível, com intérprete de libras e legenda em tempo real.
Acesse https://congresse.me/eventos/jornadaliterariainclusiva veja a programação completa e inscreva-se gratuitamente.

ArtRio 2020 – Atrações on-line e na Marina da Glória​

​A décima edição da feira reúne obras de 71 galerias que valorizam as artes brasileira e latino-americana. Em tal edição, a feira mais importante de arte acontece presencialmente na Marina da Glória, Rio de Janeiro, e online. Para aproveitar as atrações, basta acessar o site, criar login e navegar pelo menu “ArtRio online”. A programação acontece entre os dias 15 e 23 de outubro e nos dias 24 e 25. A gravação dos eventos ficará disponível no portal.

https://artrio.com/online/


18.ª Edição – Feira da Música

O evento será totalmente online, gratuito e acontece entre os dias 24/10 e 07/11. Durante 15 dias, os participantes podem esperar uma imersão, uma experiência única na qual a música conecta tudo: mercado, conhecimento e difusão. Diversa, a programação conta com gente do Brasil todo e de fora também, pautando a acessibilidade, convidando a pensar sobre como a música pode chegar a todos de forma democrática e inclusiva. Dentre as atrações, destacamos duas oficinas que serão realizadas no dia 29/10:

O som da pele – Música para todos os sentido
Despertar nos jovens surdos, o interesse pela prática musical.

A audiodescrição e a música

A oficina pretende apresentar alguns caminhos, indicando como audiodescrever um clipe, como um artista pode fazer a própria audiodescrição e como audiodescrever uma foto ou a capa de um disco.

As inscrições podem ser feitas no site da Sympla: https://www.sympla.com.br/feira-da-musica—inscricao-geral-para-oficinas-de-3h__1022790

A programação completa da Feira está no site do evento.https://feiradamusica.com.br/

 


Clube de leitura para universitários

Para estimular a leitura e a discussão crítica por meio de obras de autores consagrados da ficção científica e de novos autores e escritores brasileiros, o professor Osame Kinouchi Filho, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, criou o Clube de Leitura Le Guin. O foco são os universitários, mas o público também pode participar do clube. As atividades começaram no dia 10 de outubro, e os encontros serão realizados a cada 14 dias, sempre aos sábados, às 17 horas, pelo Google Meet. O próximo será no dia 24 de outubro. Os interessados devem entrar em contato com o professor Kinouchi Filho pelo e-mail okinouchi@gmail.com para receber o link da reunião.


Guia de Aves do Engenho dos Erasmos 


O Engenho dos Erasmos lançou um guia ilustrado sobre as aves mais comuns no local, já conhecido como um ponto especial de observação de pássaros. Com informações científicas, curiosidades e fotos de beleza singular, a publicação contempla uma lista de 87 espécies observadas. O Guia pode ser utilizado como fonte de informação e curiosidade, mas também serve aos visitantes do Engenho como guia de campo. Para baixar gratuitamente a publicação, basta acessar o seguinte link:

https://prceu.usp.br/noticia/engenho-dos-erasmos-lanca-guia-de-aves-para-download-gratuito/


Oficina on-line – Do papel ao pixel: como se tornar um artista digital – Biblioteca São Paulo

O premiado ilustrador Roberto Weigand vai apresentar elementos das rotinas de criação e do uso dos principais softwares de desenho e fotografia, os quais possibilitam novos recursos criativos e significativos ganhos de produtividade. Estudantes, profissionais e artistas que desejam se aperfeiçoar no mundo da arte e da ilustração digital formam o público-alvo da oficina. 

A oficina será realizada, de forma online, na terça-feira, dia 3 de novembro, das 14h às 17h. Ela é indicada para maiores de 16 anos. Inscrições no link:

www.bsp.org.br/inscricao

 


Clube de leitura on-line – Biblioteca São Paulo

O Clube de Leitura Online de novembro, realizado na Biblioteca São Paulo, traz para o centro do debate o livro Teatro, de Bernardo Carvalho. O encontro virtual será na sexta, dia 20/11, às 15h. Para participar é necessário fazer inscrição no link:

www.bsp.org.br/inscricao

 


Retomada gradual e cuidadosa: 

PINACOTECA – Exposição: OSGÊMEOS: segredos

A pinacoteca reabriu as portas no dia 15 de outubro e traz em destaque a exposição OSGÊMEOS: segredos, a primeira panorâmica da dupla de artistas formada pelos irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo. A mostra, apresentada pelo Bradesco, conta com mais de 1000 itens, cerca de 50 inéditos ou nunca exibidos no país e mais de 1000 itens desse rico imaginário. Visitas devem ser agendadas. A exposição ocorrerá até o dia 22 de fevereiro de 2021.


PROTOCOLO DE ACESSO:

Antes de entrar na Pinacoteca, o público terá a sua temperatura aferida. Quem estiver com temperatura acima de 37,5° e/ou mostrar sintomas de gripe/resfriado deverá buscar ajuda médica e não poderá acessar o museu. O uso de máscara será obrigatório em todos os espaços e durante toda a visita. Não será permitido tirar a máscara em nenhum momento, por exemplo, para fotografias/selfies. Os espaços terão álcool gel para a higienização das mãos, além de uma nova sinalização que indicará o sentido de circulação e o distanciamento mínimo de 1,5m entre pessoas. 

O museu funcionará em horário reduzido, das 14h às 20h, e o fluxo de público será orientado pelos atendentes e por sinalização elaborada para facilitar a circulação. O tempo de permanência no prédio também será de no máximo uma hora. 

http://pinacoteca.org.br/