BIBLIOTECA

Pensando no afastamento social necessário ao controle da pandemia, nossas bibliotecárias fizeram uma curadoria especial de conteúdos virtuais para toda a família.

Confira abaixo as sugestões de 04 de novembro de 2020:

CINE ÁFRICA

A Mostra de Cinemas Africanos apresenta a nova edição do Cine África, com vários títulos de ficção e documentários. O projeto on-line é gratuito e traz 12 sessões (dez longas e dois programas de curtas). Todas as quintas, estreia um filme novo, que fica disponível por uma semana na plataforma. Confira:

https://sesc.digital/colecao/53135/cine-africa


CONVERSA SOBRE POESIA CONCRETA

Casa das Rosas 

Com André Bispo, quarta-feira, 4 de novembro de 2020, às 16h30min.

A breve conversa apresenta a proposição educativa “Palavra, forma e sentido” a fim de compartilhar com o público uma das possibilidades para criação de poemas visuais em casa.

O evento será transmitido na página da Casa das Rosas no Facebook e no YouTube.

http://www.casadasrosas.org.br/agenda/conversa-sobre-poesia-concreta-
https://www.facebook.com/casadasrosas/
https://www.youtube.com/channel/UC2wxiRZ00V3yxbbLoR2cLWw


CURSO NARRATIVAS DA PATERNIDADE
O pai e o corpo literário – Casa das Rosas                                                                   

A proposta é um percurso sobre a paternidade e seus rastros na literatura. Nos encontros, serão abordados movimentos como a construção e desconstrução literária da figura paterna tradicional; o pai como ausência; o pai como presença, corpo e nomeação; o desejo de (re)inventar e configurar paternidades possíveis. As aulas serão ministradas a distância, em plataforma on-line. Inscrição on-line. Vagas limitadas. 

http://www.casadasrosas.org.br/agenda/narrativas-da-paternidade-o-pai-e-o-corpo-literrio 



CURSO DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Mantenha sua saúde mental em dia, aprenda na prática os pilares da Inteligência Emocional. Desenvolva a habilidade de lidar com situações complicadas de forma consciente e eficaz. A Escola Conquer liberou o curso de Inteligência Emocional gratuitamente. As inscrições vão até o dia 20 de novembro! 

 https://online.escolaconquer.com.br/soft-skills/inteligencia-emocional/


CURSO ON-LINE DE LITERATURA – VESTIBULAR

Literatura pré-vestibular com Naiara Costa dos Santos. Segundas, quartas e sextas, de 4 a 23 de novembro, das 10h às 12h30min. Carga horária: 22 horas e meia. Indicado para maiores de 16 anos. Vagas limitadas. 

Veja o programa completo: 

4/11 - ”Poemas Escolhidos”, Gregório de Matos
6/11 - ”A Relíquia”, Eça de Queirós
9/11 - ”Quincas Borba”, Machado de Assis
11/11 - ”Angústia”, Graciliano Ramos
13/11 - ”Claro Enigma”, Carlos Drummond de Andrade
16/11 - ”Romanceiro da Inconfidência”, Cecília Meireles
18/11 - ”Campo Geral”, Guimarães Rosa
20/11 - ”Mayombe”, Pepetela
23/11 - ”Nove Noites”, Bernardo Carvalho 

www.bvl.org.br/inscricao 



FEIRA DA USP

Em 2020, a Festa precisa ser diferente: sem aglomeração, sem o calor de dentro das tendas, sem as chuvas de verão, sem o peso das sacolas cheias de livros… 

A Festa Virtual do Livro da USP acontecerá no site de forma ininterrupta, do dia 9/11/20 (segunda), às 9h, até o dia 15/11/20 (domingo), às 23h59min. Como sempre, a participação do público é gratuita e o desconto mínimo é de 50% sobre o preço de capa. 

 https://paineira.usp.br/festadolivro/



FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE

A 66ª edição ocorre de 30 de outubro a 15 de novembro de 2020, por meio da plataforma on-line, preservando com inovação o maior evento cultural do Estado do Rio Grande do Sul. Programação completa no site:

https://feiradolivropoa.com.br/


FESTIVAL DE CULTURA SURDA
Processos Criativos em Libras

De 3 a 8 de novembro, acontece on-line o Festival de Cultura Surda, que dará destaque à vivência e à arte de pessoas surdas. Poesia, música, artes visuais, produção cultural e teatro e influência digital são alguns dos temas que serão abordados em cinco mesas de debate, que ocorrem às 18h30min e às 20h30min. Pensar sobre processos criativos em Língua Brasileira de Sinais (Libras) é o eixo principal do evento.

https://us02web.zoom.us/j/88435216970#success
https://www.itaucultural.org.br/secoes/libras/festival-cultura-surda-traz-debates#programacao
 


FLORESCENDO A CONSCIÊNCIA
Estratégias de Mindfulness no Contexto Pandêmico

O Centro de Mindfulness e Terapias Integrativas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP realizará encontros on-line, gratuitos e abertos ao público geral. A prática ocorrerá três vezes ao mês, até dezembro. Mais informações podem ser encontradas na página do Facebook. As inscrições devem ser feitas pelo formulário disponível no link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeZ5OLM8j_tAhCdzittP3K5r05W2VCqZV9btY16G8krnbhdnA/viewform

https://www.facebook.com/centromindfulnessusp


HORA DO CONTO EM LIBRAS  

Narrado na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e interpretado em português pelo Grupo Mãos de Fada, o conto da tradição oral “A tartaruga e a fruta amarela” busca explicar a origem das coisas, do ser humano e do mundo. Sábado, dia 21 de novembro, das 16h às 16h45min. É recomendado para todos os públicos. Inscrições a partir de 3 de novembro, às 10h. Vagas limitadas.

www.bvl.org.br/inscricao  


JURASSIC SAFARI

Veja dinossauros em tamanho real no “Jurassic Safari” drive-in. Passeio no Parque Buele Marx com mais de 50 réplicas de répteis pré-históricos! Até 20 de novembro 2020.

https://olhaoingresso.showare.com.br/Default.aspx?eventid=43&websaleschannelkey=internet-sem-taxa



EXPOSIÇÃO JOHN LENNON EM NOVA YORK,
por Bob Gruen

Exposição revela dia a dia do ex-Beatles. Após sete meses fechado, o Museu da Imagem e do Som (MIS) reabre, respeitando todos os protocolos de segurança e higiene. Até 31 de janeiro/21.

https://bileto.sympla.com.br/event/64509/d/90657


EXPOSIÇÃO EGITO ANTIGO
Do cotidiano à eternidade

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) reabriu ao público no dia 16 de outubro, e a exposição Egito Antigo estará aberta à visitação e exigirá agendamento prévio pelo site.

https://www.eventim.com.br/artist/egito-antigo/



PROTOCOLO DE ACESSO: 

Antes de entrar no CCBB, o público terá a sua temperatura aferida. Quem estiver com temperatura acima de 37,5° e/ou mostrar sintomas de gripe/resfriado será orientado a buscar atendimento especializado e a sua entrada no prédio não será permitida. Não é permitido tocar em obras ou vitrines da exposição. O uso de máscara será obrigatório em todos os espaços e durante toda a visita. O serviço de guarda-volumes está suspenso. Os espaços terão álcool gel para a higienização das mãos, além de uma nova sinalização que indicará o sentido de circulação e o distanciamento mínimo de 1,5m entre pessoas.  

O CCBB funcionará em horário reduzido, das 9h às 17h, exceto às terças. O fluxo de público será orientado pelos atendentes e por sinalização elaborada para facilitar a circulação. A visita terá duração de 45 minutos.  

https://www.bb.com.br/pbb/pagina-inicial/sobre-nos/cultura/ccbb#/