BIBLIOTECA

Pensando no afastamento social necessário ao controle da pandemia, nossas bibliotecárias fizeram uma curadoria especial de conteúdos virtuais para toda a família.

Confira abaixo as sugestões de 12 de novembro de 2020:

Festival O Brasil que Lê 

Existe um Brasil que lê, pensa e constrói um país mais justo e plural. Esse nosso país estará representado no Festival O Brasil que Lê, com debates, poesia, arte e música celebrando a leitura e a literatura como um direito humano. Serão 8 lives durante o mês, sempre às 19 horas, no Facebook e Youtube da RNBC. 

https://rnbc.org.br/2020/11/05/festival-o-brasil-que-le-programacao/ 

https://www.youtube.com/channel/UCMYWmRXoJ0Dfp-9NfwTqXqw 


As páginas vibrantes da América Latina  

A TAG – Experiências Literárias promove todas as quintas de novembro, às 20h, uma série de debates em seu canal do YouTube TAG – Experiências Literárias. A temática “As páginas vibrantes da América Latina” vai para além da ficção produzida nesses países: se refere ao estado de constante movimento que acompanha a trajetória de seus povos. 

https://clube.taglivros.com/as-paginas-vibrantes-da-america-latina/ 


Bate-papo sobre processo de criação de jogo inspirado em conto de Lima Barreto 

Na oficina on-line A Nova Califórnia, Tainá Felix da Silva mostra como se deu o processo de criação do jogo eletrônico inspirado em conto de mesmo nome do escritor Lima Barreto (1881-1922). O encontro virtual acontece na sexta, dia 20, às 18h, em link que será enviado aos participantes. 

Para se inscrever, acesse www.bvl.org.br/inscricao. As vagas são limitadas.  


Clube de Leitura On-line  

Clube de Leitura On-line terá como tema o premiado Quarenta dias, de Maria Valéria Rezende. O encontro virtual está marcado para a última sexta-feira do mês, dia 27 de novembro, das 15h às 17h. Para participar, é necessário fazer sua inscrição em www.bvl.org.br/inscricao. As vagas são limitadas. 


Oficina on-line HQ é pra todo mundo 

Já pensou em fazer histórias em quadrinhos? Pode parecer algo muito longe da sua realidade, mas as HQs são uma forma maravilhosa de colocar histórias e lembranças no papel. Não, não precisa ser o melhor desenhista do mundo. Na verdade, dá para fazer com desenhos muito simples. 

Na oficina on-line “HQ é pra todo mundo”, Helô D’Angelo mostra que fazer histórias em quadrinhos não é um bicho de sete cabeças. O encontro virtual e único acontece na segunda, dia 30, às 14h, por meio de link que será enviado aos inscritos.
www.bvl.org.br/inscricao   


Videogame, a evolução da arte  

A atividade trata do videogame como gênero de criação e questiona: até que ponto a tecnologia, a economia e a história influenciam os jogos? Essa é uma das questões a serem debatidas na atividade que trará ainda, entre seus temas, o surgimento do Vale do Silício, a globalização, a estética agressiva dos anos 1990, a revolução independente por meio da distribuição digital e a gamificação. 

A atividade será no dia 30 de novembro, das 19h às 21h. Inscrições abertas em www.bsp.org.br/inscricao, a partir de 10 de novembro, às 10h. 

Indicado para maiores de 14 anos. Carga horária: 2 horas 


Bachiana Filarmônica Sesi-SP – De Bach a Gardel com o maestro João Carlos Martins

Dia 13 de novembro, às 20h, acontece a live da Bachiana Filarmônica Sesi-SP. O maestro João Carlos Martins e os músicos prepararam um espetáculo lindo: de Bach a Gardel. Para assistir, acesse o canal do YouTube do Sesi-SP, disponível no link abaixo: http://bit.ly/LiveBachianaSesiSP


Oficina on-line Narração de Histórias e a Imagem Narrativa, com Stela Barbieri e Fernando Vilela

A oficina on-line Narração de Histórias e a Imagem Narrativa, com Stela Barbieri e Fernando Vilela, acontece na terça, dia 24 de novembro, às 15h, dentro da programação da Biblioteca São Paulo. Para participar é só fazer a inscrição no seguinte link: http://189.1.175.163:8090/workshop/inscrito/novo


Festival Raridades

​De 1º a 25/11, acontece o Festival Raridades, evento cultural que amplia e ressignifica o lugar social das pessoas que convivem com doenças raras por meio da arte, fomentando a produção de conteúdo audiovisual, artes plásticas e música.

Confira a programação completa no site do festival: https://festivalraridades.com.br/


Vai ter menina na ciência – Escola de Artes, Ciência e Humanidades da USP

O evento “Vai ter Menina na Ciência” tem como principal objetivo incentivar estudantes (meninas) do ensino fundamental II (oitavo e nono anos) e ensino médio em carreiras relacionadas aos campos da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. As atividades serão realizadas nos dias 14, 21 e 28 de novembro, das 10h às 12h e das 14h às 16h, por plataforma on-line. As inscrições devem ser feitas pelo seguinte link: 

http://meninaciencia.each.webhostusp.sti.usp.br/